A Campanha Pró-Biblioteca Pública Municipal de Garopaba foi lançada em fevereiro de 2013 com o objetivo de construir um espaço difusor de informação e cultura, de apoio à educação, de lazer, de entretenimento e também de inclusão digital para estimular a criação e a fruição dos bens artístico-culturais da região.


sexta-feira, 31 de maio de 2013

II Feira do Livro de Garopaba e a viagem através dos livros

Os integrantes da campanha da Biblioteca Pública Municipal de Garopaba participaram com um estande na II Feira do Livro de Garopaba, realizada de 22 a 25 de maio de 2013 no Pavilhão da Feira de Verão. O tema da feira este ano foi "Ler é Viajar".



 Foi uma oportunidade de apresentar o projeto à comunidade, receber doações e oferecer aos visitantes uma viagem muito especial através dos livros e da contação de histórias.






A secretária de educação, Maria Nadir de Araújo Souza, ajudou a carimbar os livros doados. 


A colunista do jornal Diário Catarinense (DC) de Santa Catarina, Viviane Bevilacqua (na foto abaixo, segurando o mascote Sabido junto com os integrantes da campanha), participou de um bate-papo descontraído durante a Feira do Livro sobre leitura e construção de textos.






Em 25 de maio de 2013, em sua coluna no DC, a jornalista escreveu:


"Feira do Livro é sempre um bom programa, independente do tamanho e da programação. Mas não há dúvidas de que quando ela envolve diretamente as crianças do município, fica ainda muito mais interessante. Em Garopaba, bela cidade praiana do nosso litoral Sul, termina hoje a II Feira do Livro, que tem como tema “Ler é Viajar”. De saída já simpatizei com o slogan. Ler é realmente isso, uma grande e gostosa viagem.
.x.x.x.x
O espaço da feira não é grande - um pavilhão no centro da cidade - nem o número de expositores, mas o trabalho integrado com as escolas, tanto do Estado quanto da rede municipal, é de encher os olhos e alegrar o coração. Cada dia uma escola apresenta uma peça de teatro ou outra manifestação cultural, falando sobre a importância e o prazer da leitura. Um trabalho simples, singelo, mas que cumpre o objetivo de semear em cada uma daquelas crianças e jovens o gosto pela leitura. E isso não tem preço.
.x.x.x.x.
Estive na feira na noite de quinta, quando um grupo de alunos de uma escola apresentou uma pequena peça falando sobre um menino que dizia a uma amiga que ler era tão bom quanto brincar com brinquedos, e contou para ela a história de Garopaba. Dupla vitória: passou a mensagem de que ler é bom e de que é importante conhecer a história do local onde vivemos. E as crianças ainda se sentiram importantes por estarem se apresentando à comunidade.
.x.x.x.
Fui falar sobre meu trabalho como cronista da Revista Donna e colunista do DC, e, mais do que tudo, da importância que a leitura teve (e continua tendo) na minha formação. Foi gratificante ver tanta gente na plateia e, de alguma forma, poder ajudar nesta campanha de formação de novos leitores, que deveria ser encampada por todos nós.
.x.x.x
O convite para que eu participasse da feira partiu dos membros do Movimento Pró-Revitalização da Biblioteca Pública de Garopaba, um grupo de voluntários, das mais diversas áreas, que há cerca de três meses iniciou uma grande campanha para que o município tenha, de fato, uma biblioteca pública para toda a comunidade. Hoje, existe uma, minúscula, dentro de uma escola, que não cumpre sua função. Mais de dois mil livros já foram doados à nova biblioteca, que já tem até o terreno para a construção. Falta, agora, a liberação de verbas para a obra. Parte será custeada pelo município, e o restante está sendo tentando junto ao Ministério da Cultura. Tomara que dê certo, pois Garopaba merece um espaço digno para receber seus leitores."



Nenhum comentário:

Postar um comentário