A Campanha Pró-Biblioteca Pública Municipal de Garopaba foi lançada em fevereiro de 2013 com o objetivo de construir um espaço difusor de informação e cultura, de apoio à educação, de lazer, de entretenimento e também de inclusão digital para estimular a criação e a fruição dos bens artístico-culturais da região.


terça-feira, 18 de junho de 2013

Oficina de Contação de Histórias na Escola Pinguirito




No dia 15 de junho de 2013, Felícia Fleck ensinou as técnicas de contação de histórias a 25 professores e professoras do Ensino Municipal, Estadual e de escolas particulares de Garopaba reunidos na Escola Pinguirito. Também participaram da oficina os integrantes do Grupo Pró Biblioteca Pública Municipal de Garopaba que organizaram o evento. 



Felícia Fleck é mestre na contação de histórias. Bibliotecária e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Felícia pesquisa a identidade e a profissionalização do contador de histórias contemporâneo.

Em seu blog, ela dá uma amostra do trabalho com o "Causo do Rui Barbosa":



Veja mais no blog de Felícia:

Tatiana Belinky: "O verbo ler não comporta imperativos"


A escritora Tatiana Belinky morreu aos 94 anos de idade no dia 15 de junho de 2013, mas deixou de herança para crianças e adultos obras como o autobiográfico "Transplante de Menina - Da Rua dos Navios à Rua Jaguaribe" (editora Moderna) e o livro de poemas "Limeriques do Bípede Apaixonado" (editora 34). Com o marido, o educador Julio Gouveia (1914-1988), adaptou para a TV Tupi, em 1952, a primeira versão de "O Sítio do Picapau Amarelo", obra de Monteiro Lobato.

Em julho de 2010, a escritora falou ao jornal Extra Classe, do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), sobre como incentivar a leitura e ressaltou a importância de pais, mães e mestres darem o exemplo:


"Extra Classe: Em uma época com tanta oferta de informação, o que os pais devem fazer para estimular as crianças para a leitura?

 Tatiana – Não venha dizer o que pode ou não, o que é bom e o que é mau. História com moral é vacina contra a leitura. Deixe a criança resolver sozinha, dê oportunidades. Exponha o livro à criança, leve à biblioteca, a criança fica louca na Bienal. E também leia em casa. Você pode ler para a criança, mas, ao ver livros pela casa e ver o pai, a mãe, os avós, ou qualquer um lendo para si mesmo, ela fica curiosa. Nunca diga para a criança não ser curiosa. Incentive a curiosidade e não tente enganar, porque criança não é boba, quando você começa a enrolar, ela percebe. Não precisa dizer que mentira é pecado mortal. Mas não minta com coisas bobas, com enrolação.


Extra Classe: Que parcela cabe à escola na formação de leitores? 

Tatiana – Para começo de conversa, os professores têm que aprender a ler. Muitos dos que mandam as crianças ler, eles mesmo não leem. Agora já está melhor, mais civilizado, mas eu vi escolas com armário fechado à chave para a criança não pegar no livro. A melhor coisa é não mandar a criança ler. Pare de mandar. Encolha esse dedo. Existe um livro que eu gosto de recomendar, não ganho nada com isso a não ser o prazer de recomendar, porque ele é muito bom. É um livro francês, se chama Como um romance (de Daniel Pennac, tradução de Lenny Werneck, Ed. Rocco, 1997), compacto, inteligente e com senso de humor. A primeira frase é: “O verbo ler não comporta imperativos”. Assim como os outros dois verbos, amar e sonhar. São coisas que não se manda alguém fazer. No fim, o autor cria uma espécie de dez mandamentos sobre a leitura, a criança e o jovem. E o primeiro mandamento é: Se não quiser, não leia."

A entrevista pode ser lida na íntegra em http://www.sinprors.org.br/extraclasse/jul10/entrevista.asp

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Machado de Assis e Fernando Pessoa online: bibliotecas virtuais disponibilizam clássicos

 "

"O Portal Domínio Público, lançado em novembro de 2004 pelo Ministério da Educação (MEC) com um acervo inicial de 500 obras, propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

O Portal permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas na forma de textos, sons, imagens e vídeos, já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal".


http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

O Portal traz como destaques:
- Obra completa de Machado de Assis
- Poesias de Fernando Pessoa
- A Divina Comédia em português
- Obras de Joaquim Nabuco 





quarta-feira, 5 de junho de 2013

15ª Quermesse Comunitária de Garopaba incentiva doação de livros

A ACIG compartilhou seu estande com a Campanha Pró-Biblioteca durante a 15ª Quermesse Comunitária de Garopaba, realizada de 29 de maio a 2 de junho de 2013 na praça central da cidade. O espaço foi gentilmente cedido pela Secretaria Municipal de Turismo. 

Elisa Guedes aproveitou para conhecer os livros infantis

Na festa tradicional que divulga a cultura açoriana através da gastronomia e de atrações culturais, os visitantes puderam doar livros e tirar fotos com o mascote Sabido. No total, foram doadas 329 obras que vão se incorporar ao acervo da biblioteca. 

Locutores da Rádio Frequência Garopaba e o mascote Sabido 
A Rainha Jovem da Quermesse, Nicole Lopes Matos, também prestigiou o estande

No estande, leitores e leitoras de todas as idades curtiram a contação de histórias e folhearam os livros.

Rafael, da ONG Aprender, encontrou o livro que doou há um mês, agora com o carimbo da biblioteca



sábado, 1 de junho de 2013

Dez motivos pelos quais você deveria ler todos os dias



Uma das práticas que os jovens consideram mais entediantes é a leitura. Não é raro ouvir reclamações sobre a obrigatoriedade da leitura, mesmo que algumas histórias surpreendam por atrair o interesse. Contudo, estabelecer o hábito da leitura pode trazer diversos benefícios para a vida, tanto no mundo acadêmico quanto na carreira. Confira a seguir 10 motivos pelos quais você deveria ler todos os dias:

1. Estímulo mental

O cérebro necessita treinamento para se manter forte e saudável e a leitura é uma ótima maneira de estimular a mente e mantê-la ativa. Além disso, estudos mostram que os estímulos mentais desaceleram o progresso de doenças como demência e Alzheimer.

2. Redução do estresse

Quando você se insere em uma nova história diferente da sua, os níveis de estresse que você viveu no dia são diminuídos radicalmente. Uma história bem escrita pode transportá-lo para uma nova realidade, o que vai distraí-lo dos problemas do momento.


3. Aumento do conhecimento
Tudo o que você lê é enviado para o seu cérebro com uma etiqueta de “novas informações”. Mesmo que elas não pareçam tão essenciais para você agora, em algum momento elas podem ajudá-lo, como em uma entrevista de emprego ou mesmo durante um debate em sala de aula.

4. Expansão de vocabulário
A leitura expõe você a novas palavras que inevitavelmente elas serão incluídas no seu vocabulário. Conhecer um número grande de palavras é importante porque permite que você seja mais articulado em seus discursos, de maneira que até mesmo a sua confiança será impulsionada.

5. Desenvolvimento da memória
Quando você lê um livro (especialmente os grandes) precisa se lembrar de todos os personagens, seus pontos de vista, o contexto em que cada um está inserido e todos os desvios que a história sofreu. A boa notícia é que você pode utilizar isso a seu favor, fazendo dos livros um treino para a sua memória. Guardar essa quantidade de informações faz com que você esteja mais apto para se lembrar de eventos cotidianos.

6. Habilidade de pensamento crítico
Já leu um livro que prometia um mistério confuso e acabou por desvendá-lo antes mesmo do meio da história? Isso mostra a sua agilidade de pensamento e suas habilidades de pensamento crítico. Esse tipo de talento também é desenvolvido por meio da leitura. Portanto, quanto mais você lê, mais aumenta sua habilidade de estabelecer conexões.

7. Aumento de foco e concentração
O mundo agitado de hoje faz com que sua atenção seja dividida em várias partes, de modo que manter-se concentrado em apenas uma tarefa torna-se um desafio. Contudo, livros com histórias envolventes são capazes de desligar você do mundo ao redor, fazendo com que sua atenção esteja inteiramente voltada para o que acontece na trama. Embora você não perceba, esse tipo de exercício ajuda você a se concentrar em outras ocasiões, como quando precisa finalizar um projeto urgente.

8. Habilidades de escrita
Esse tipo de habilidade anda lado a lado com a expansão do seu vocabulário. Assim como a leitura permite a você ser alguém mais articulado na fala, também vai ajuda-lo a colocar com mais clareza os seus pensamentos no papel. Isso vai dar a você a chance de produzir textos com mais qualidade, não apenas de vocabulário, como também correção gramatical e ideias mais ricas.

9. Tranquilidade
O fato de envolver você em uma história e livrá-lo do estresse cotidiano faz do livro uma ótima ferramenta para alcançar a paz interior. Nos momentos de estresse, procure se distrair do que acontece com uma história que atrai seu interesse. Isso vai acalmá-lo e ajudá-lo a melhorar seu humor.

10. Entretenimento a baixo custo
Muitas pessoas acreditam que o conceito de diversão está diretamente ligado aos altos custos de uma viagem ou mesmo de uma festa. Contudo, se você encontrar um livro que chame a sua atenção, poderá viajar sem sair da sua casa.


Fonte: Brasil que Lê

sexta-feira, 31 de maio de 2013

II Feira do Livro de Garopaba e a viagem através dos livros

Os integrantes da campanha da Biblioteca Pública Municipal de Garopaba participaram com um estande na II Feira do Livro de Garopaba, realizada de 22 a 25 de maio de 2013 no Pavilhão da Feira de Verão. O tema da feira este ano foi "Ler é Viajar".



 Foi uma oportunidade de apresentar o projeto à comunidade, receber doações e oferecer aos visitantes uma viagem muito especial através dos livros e da contação de histórias.






A secretária de educação, Maria Nadir de Araújo Souza, ajudou a carimbar os livros doados. 


A colunista do jornal Diário Catarinense (DC) de Santa Catarina, Viviane Bevilacqua (na foto abaixo, segurando o mascote Sabido junto com os integrantes da campanha), participou de um bate-papo descontraído durante a Feira do Livro sobre leitura e construção de textos.






Em 25 de maio de 2013, em sua coluna no DC, a jornalista escreveu:


"Feira do Livro é sempre um bom programa, independente do tamanho e da programação. Mas não há dúvidas de que quando ela envolve diretamente as crianças do município, fica ainda muito mais interessante. Em Garopaba, bela cidade praiana do nosso litoral Sul, termina hoje a II Feira do Livro, que tem como tema “Ler é Viajar”. De saída já simpatizei com o slogan. Ler é realmente isso, uma grande e gostosa viagem.
.x.x.x.x
O espaço da feira não é grande - um pavilhão no centro da cidade - nem o número de expositores, mas o trabalho integrado com as escolas, tanto do Estado quanto da rede municipal, é de encher os olhos e alegrar o coração. Cada dia uma escola apresenta uma peça de teatro ou outra manifestação cultural, falando sobre a importância e o prazer da leitura. Um trabalho simples, singelo, mas que cumpre o objetivo de semear em cada uma daquelas crianças e jovens o gosto pela leitura. E isso não tem preço.
.x.x.x.x.
Estive na feira na noite de quinta, quando um grupo de alunos de uma escola apresentou uma pequena peça falando sobre um menino que dizia a uma amiga que ler era tão bom quanto brincar com brinquedos, e contou para ela a história de Garopaba. Dupla vitória: passou a mensagem de que ler é bom e de que é importante conhecer a história do local onde vivemos. E as crianças ainda se sentiram importantes por estarem se apresentando à comunidade.
.x.x.x.
Fui falar sobre meu trabalho como cronista da Revista Donna e colunista do DC, e, mais do que tudo, da importância que a leitura teve (e continua tendo) na minha formação. Foi gratificante ver tanta gente na plateia e, de alguma forma, poder ajudar nesta campanha de formação de novos leitores, que deveria ser encampada por todos nós.
.x.x.x
O convite para que eu participasse da feira partiu dos membros do Movimento Pró-Revitalização da Biblioteca Pública de Garopaba, um grupo de voluntários, das mais diversas áreas, que há cerca de três meses iniciou uma grande campanha para que o município tenha, de fato, uma biblioteca pública para toda a comunidade. Hoje, existe uma, minúscula, dentro de uma escola, que não cumpre sua função. Mais de dois mil livros já foram doados à nova biblioteca, que já tem até o terreno para a construção. Falta, agora, a liberação de verbas para a obra. Parte será custeada pelo município, e o restante está sendo tentando junto ao Ministério da Cultura. Tomara que dê certo, pois Garopaba merece um espaço digno para receber seus leitores."



Prédio terá tecnologias amigáveis

O projeto da Biblioteca Pública Municipal de Garopaba feito pela arquiteta Laura Tosetto prevê a construção de um prédio de dois andares com traços da arquitetura açoriana. O espaço utilizará tecnologias amigáveis, como uso de energia solar, captação de água da chuva e ventilação cruzada.


A biblioteca será construída no centro de Garopaba, em frente à Escola Rodrigues Lopes.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

16 de maio de 2013: nasce SABIDO, o Mascote da Leitura






Ele já nasceu cercado de crianças. Seu nome é SABIDO, o Mascote da Leitura, e é uma criação de estudantes da Escola Arvoredo. É filho da Biblioteca Pública Municipal de Garopaba e do Incentivo à leitura. Foi apresentado oficialmente à sociedade durante a II Feira do Livro de Garopaba, realizada entre os dias 22 e 25 de maio de 2013. O nome foi escolhido durante a feira, por votação. 




A união faz a força: chegada das primeiras doações

A campanha em prol da Biblioteca Pública Municipal de Garopaba conta com o trabalho voluntariado de muitas pessoas.  



Há várias formas de participar, seja doando livros (veja ao lado a lista de locais para doação) ou ajudando  a montar a estrutura provisória e a organizar o material. 





Ao organizar os livros, os voluntários encontram obras raras e históricas. 





 O grupo que coordena a campanha é formado por João Pacheco de Souza, Maria Nadir de Araújo Souza, Valdiria Thorstenberg, Sandra Severo, Humberto Fonseca, Leoni Pereira, Francielle Santos, Andrea Gonçalves, Euclides Coelho, Jane Rosa e Vanessa Ribeiro. 




No início, era apenas uma ideia...

A primeira reunião para apresentar a proposta  foi realizada em 23 de fevereiro de 2013, na sede do Projeto Ambiental Gaia Village. O prefeito em exercício Sérgio Cunha e o vereador Rogério Linhares anunciaram os planos da Prefeitura de revitalizar um prédio na área central de Garopaba e instalar ali um espaço cultural. 



No dia 9 de março de 2013, foi apresentado o projeto da planta baixa do futuro prédio da Biblioteca Pública de Garopaba feito pela arquiteta Laura Tosetto. O vice-prefeito Sérgio Cunha comprometeu-se a lançar o edital de construção até 2014. Sandra Severo, representando o Gaia Village, ofereceu o espaço para sediar provisoriamente o acervo doado pela comunidade. 

Reuniões na Associação Comercial e Industrial de Garopaba (ACIG) e na Câmara de Vereadores permitiram sedimentar  o projeto.


No dia 3 de maio de 2013, a secretária de Educação de Garopaba, Maria Nadir de Araújo Souza, assinou um termo de parceria com o Gaia Village para utilização da sede provisória. O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), representado pelo professor João Pacheco de Souza, doou um computador e materiais de expediente para a futura Biblioteca. 











Igualdade de acesso e de conhecimento: assim deve ser uma biblioteca!

“O conceito de biblioteca pública baseia-se na igualdade de acesso para todos, sem restrição de idade, raça, sexo, status social, etc. e na disponibilização à comunidade de todo tipo de conhecimento. Deve oferecer todos os gêneros de obras que sejam do interesse da comunidade a que pertence, bem como literatura em geral, além de informações básicas sobre a organização do governo, serviços públicos em geral e publicações oficiais. A biblioteca pública é um elo de ligação entre a necessidade de informação de um membro da comunidade e o recurso informacional que nela se encontra organizado e à sua disposição. Além disso, uma biblioteca pública deve constituir-se em um ambiente realmente público, de convivência agradável, onde as pessoas possam se encontrar para conversar, trocar ideias, discutir problemas, instruir-se e participar de atividades culturais e de lazer” (BIBLIOTECA NACIONAL, 2000, página 17).